Introdução
Atualmente, o ensino e as novas tecnologias precisam conviver em harmonia visando o aprendizado dos alunos. Ao invés de as redes sociais se tornarem um empecilho, elas podem ser ferramentas úteis no processo de aprendizagem. Especialmente para aqueles alunos que não vêem utilidade em aprender certas matérias - como a com que trabalharemos - se envolverem ativamente nas aulas, fazendo as atividades e expressando suas opiniões.
Objetivos
Investigar como aplicar o conhecimento literário nas redes sociais - visando o ensino com novas tecnologias.
Justificativa
Trovadorismo foi o tópico escolhido para desenvolvermos nossa proposta de ensino, pois consideramos um período muito rico e importante da Literatura Portuguesa.
Corresponde à primeira fase da história de Portugal (Primeira Época Medieval) e está intimamente ligado à formação do país como reino independente. Esse período foi marcado pelo feudalismo, a visão teocêntrica de mundo e a servilidade do homem perante a Igreja. O marco inicial do Trovadorismo é a “Cantiga da Ribeirinha” (conhecida também como “Cantiga da Garvaia”), escrita por Paio Soares de Taveirós no ano de 1189.
Metodologia
A metodologia utilizada consistirá nas seguintes etapas:
- Criação de uma rede chamada ‘Trovadorizando’, que estará presente em todas as redes sociais (comunidades no Orkut, grupo no Facebook, página no Twitter, etc.) além do blog da sala onde todos os alunos terão acesso às informações sobre esse período da literatura portuguesa (Trovadorismo), como textos teóricos, vídeos, pinturas e cantigas.
- Promover discussões sobre o trovadorismo em nossas redes e incentivar os alunos a escreverem suas próprias cantigas e compartilhá-las com os demais.
- O aluno poderá tanto postar a cantiga escrita, quanto fazer um vídeo de si mesmo recitando-a. (Embora todos saibam que as cantigas sempre estiveram acompanhadas de música, por não sabermos ao certo como eram cantadas, o aluno apenas recitará.)
- Após todos comentarem sobre as cantigas feitas, será feita uma votação para escolher a mais criativa, ou a favorita da maioria dos estudantes.
- As cantigas com mais votos serão postadas no blog da turma e mostradas em sala de aula para que, quem as escreveu cite a quem foi oferecida aquela cantiga, podendo ser seus colegas de classe, professores ou familiares.